quinta-feira, 21 de maio de 2009

Notícia&Educação: PIB Negativo e Recessão

"Confirmando aproximadamente a informação divulgada por Paulo Bernardo, ministro do Planejamento, do baixo número para a próxima previsão do PIB, o governo divulgou oficialmente o que espera do Produto Interno Bruto até o final de 2009. Segundo governo federal, o Brasil irá terminar este ano com um crescimento de apenas 1 ponto percentual. Segundo pesquisa realizada pelo Banco Central, o mercado aposta em uma retração de 0,49%. Lembrando que no início do ano, a previsão pelo governo era de um crescimento de 4%."
Fonte: ADVFN

Essa contração prova o fato, apesar do recém quebrado otimismo do governo, o Brasil possui passos que levam à recessão. Oficialmente, considera-se uma recessão quando ocorre retração no PIB por dois trimestres seguidos, contudo para se caracterizar uma recessão não é necessário apenas duas quedas seguidas no PIB.

Tome-se como exemplo: o país ABC teve crescimento no 3TRI08, 4TRI08 e 1TRI09 respectivamente de 0,2%, -0,9% e -0,8%, ou seja, isso caracterizaria a chamada Recessão Técnica. Agora e se pensarmos num país DEF, cujas taxas de crescimento nos mesmos trimestres foram de -1%, 0,5% e -1,2%. Qual será o paíse que está com mais problemas econômicos?

Mais a frente tentaremos melhorar a visão de recessão, mas já podemos ir pensando nos fatores que influenciam o crescimento econômico: Consumo, Produção Industrial, Investimentos, Balança Comercial...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui sua crítica ou sugestão.