sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Relatório Economico Novembro - Brasil

No Brasil, os destaques na passagem de novembro para dezembro foram divulgados os números da Produção Industrial referentes a outubro, que confirmaram o forte ritmo de recuperação da atividade no país, com incremento de 2,2% na passagem mensal e redução de 3,2% na comparação anual, contra 2,0% e -4,0% esperados, respectivamente.

Ainda na indústria, a FIESP divulgou o INA – Índice de Nível de Atividade - registrando queda de 4,6% frente a outubro de 2008. Este indicador mede o nível médio de atividade produtiva do setor industrial brasileiro. Em doze meses continuamos a ver piora no índice alcançando redução de 11,2%.

Tivemos também o resultado do PIB do terceiro trimestre que aumentou 1,3%, mas na comparação com 2008 a queda é de 1,2%, abaixo das estimativas. A previsão é que o PIB em 2009 cresça próximo de 0,2% e deva crescer bem mais em 2010, chegando a 5% de crescimento, enquanto para 2011 o cenário permanece incerto, mais realista do que otimista. Em novembro a inflação veio pouco acima do esperado, medida pelo IPCA avançou 0,41%, e o IGPM teve variação de 0,10%.

No cenário corporativo, o Pão de Açúcar anunciou planos de consolidação das operações da
Globex, Extra Eletro e Casas Bahia em uma única e nova empresa, dando origem a um gigante varejista com escala e poder de barganha sem precedentes no mercado brasileiro.

A Caixa Econômica Federal compra 35% do
PanAmericano por R$739 milhões e aumentará sua a base de clientes das classes C, D e E – o PanAmericano possui cerca 2,5 milhões de clientes -  graças a origem de “financeira” da instituição que pertencia ao Grupo Silvio Santos.

O índice da bolsa brasileira encerrou o mês muito próximo da pontuação máxima do ano de 2009, 67.044 pontos, marcando valorização de quase 9% no mês. Apesar das medidas do governo, taxando com IOF investidores estrangeiros e tentando reduzir o ingresso de recursos, ainda há bastante otimismo esperando novas altas para renda variável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui sua crítica ou sugestão.