segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Relatório Econômico Outubro - Brasil

Em outubro tivemos a útima reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central), onde Taxa Básica de Juros (Selic) inalterada, devendo ser mantida também agora na próxima reunião em dezembro e se elevando por volta do meio do ano de 2010, encerrando acima dos 10% a.a. segundo estimativas do Relatório Focus. O Boletim Focus é um relatório com a perspectiva de 100 instituições financeiras na semana antecedente sobre a economia, sendo aquelas que mais acertam ficando destacadas entre as chamadas TOP FIVE.

A situação do mercado brasileiro continua positiva, de acordo com os últimos dados sobre desemprego no país o IBGE visualizou melhora na taxa, caindo de 8,1% em agosto para 7,7% em setembro. No consumo, as vendas no varejo tiveram quinto mês positivo na variação de agosto para setembro, onde no último mês o principal contribuinte para o avanço foi o consumo em hipermercados e supermercados e de produtos alimentícios.

A inflação medida pelo IPCA é estimada a acelerar no próximo ano encerrando 2010 com um acumulado de 4,43% próximo ao centro da meta, enquanto este ano as perspectivas se mantém estáveis devendo acumular 4,26% no ano. Até outubro o índice acumulava alta de 3,5%. O IGPM acumula ainda deflação (-0,34%) podendo encerrar o ano em (-1,10%) segundo boletim Focus.

Com o objetivo de regular o fluxo de capitais o Governo criou taxação de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) nas operações de investidores estrangeiros na BOVESPA e nas operações com ADR’s (American Depositary Receipts – Recibo de Deposito de Ações), que são as ações brasileiras negociadas Bolsa de Nova Iorque - NYSE.

Em outubro o Ibovespa apesar das grandes variações, chegando a ganhar 8,9% no mês num dos fechamentos, posteriormente recuou encerrando cotado a 61.546 pontos, praticamente estável, +0,05%, outubro marcou o oitavo avanço consecutivo do índice. A taxa média dos Certificados de Depósito Interbancário (CDI) ficou em 0,69%, ainda no menor nível histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui sua crítica ou sugestão.