quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O que são Fundos de Investimento em Ações?

Como explicamos anteriormente, Fundos de Investimento são constituídos pelos recursos de pessoas que tem um objetivo em comum, porém não recursos ou conhecimento suficientes para investir individualmente. Os Fundos de Investimento em Ações – FIA - da mesma forma refletem essa realidade, quando as pessoas não têm tempo, recursos ou conhecimento suficiente para investir em ações, mas ainda assim querem este produto de investimento em suas carteiras, elas podem procurar um distribuidor de fundos, como um banco ou um agente autônomo, e aplicar num fundo que possuirá um gestor especializado.

A principal característica dos FIA’s é que sua carteira deve ser formada de pelo menos 67% de ações ou outros tipos de ativos ligados diretamente a ações (recibos de subscrição, cotas de outros fundos de ações BDR’s nível II ou III, entre outros. De forma que o principal fator de risco de sua carteira seja a variação de preços de ações negociadas no mercado à vista da bolsa de valores ou do mercado de balcão organizado.

Contudo, entre si os fundos de ações podem diferir em sua estratégia, daí a importância de se ler a lâmina e o prospecto do fundo, pois é neles que estarão descritas a estratégia do gestor e os tipos de ativos que farão parte da carteira do fundo. Um fundo de ações pode ter dois tipos de estratégia de gestão:

  • Fundo Passivo: onde o gestor replicará, igual ou muito semelhante, a carteira de um índice de ações (Ibovespa, IBX, IGC, etc.) de forma a conseguir rentabilidade muito semelhante a este indexador.
  • Fundo Ativo: uma gestão ativa significa que o gestor do fundo possui uma estratégia diferenciada para este fundo onde ele tentará superar algum dos índices de ações. Este tipo de fundo em geral pode ter muita concentração em determinados ativos, por isso é importante ficar atento e ler o regulamento do fundo, questionando sempre que houver dúvidas, afinal, você é o investidor.
Vale a pena ficar alerta para aqueles fundos que investem apenas numa ação. Um fundo é reconhecido por seu nome, da mesma forma seria um fundo chamado “Petrobrás FIA Mais”, significa que é um fundo de investimento em ação que investe a maior parte de sua carteira em ações ligadas a Petrobrás. Geralmente este tipo de fundo é passivo e só consegue rentabilidades inferiores a da própria ação, sendo às vezes mais vantajosa a aplicação direta nas ações da empresa.

No geral, o maior ponto positivo de fundos de ações é que quando possuímos poucos recursos e queremos uma carteira de ações diversificada e com uma gestão profissional, com fundos de investimento em ações isso é possível.

Falaremos ainda muito mais sobre fundos de ações e alguns fatores que definem bons fundos, por enquanto é tudo, continuem nos enviando suas perguntas que buscaremos respondê-las o mais rápido possível.

Grande abraço.

Um comentário:

  1. Bacana esse artigo, gostei. Afinal hoje em dia cada vez mais pessoas estão tomando coragem para optar por investimentos além da poupança.
    Abraços !

    ResponderExcluir

Digite aqui sua crítica ou sugestão.