terça-feira, 27 de outubro de 2009

O que é Poupança?

Se nos perguntam se sabemos o que é poupar ou o que é investir nossa resposta mais que imediata é "Sim!". Contudo, é apenas uma resposta intuitiva, porque se nos fizerem uma segunda pergunta: "Qual a diferença entre investir e poupar?", muito provavelmente teremos dificuldade em respondê-la.

Para desmitificar seus verdadeiros conceitos partirei a princípio explicando o que é poupar e na segunda parte deste post explicarei o que é investir.

Em economia o conceito de poupança está diretamente ligado a renda. A renda, ou seja, aquilo que a pessoa ganha como salário ou outra remuneração, pode ser destinada ao seu gasto "imediato" para possivelmente satisfazer uma necessidade presente, este gasto é conhecido como consumo. Se com o seu salário você compra roupas, alimentos ou até mesmo paga suas contas está priorizando o valor presente do seu dinheiro, desta forma está consumindo. Mas, se você não consumir toda a sua renda e restar ainda um saldo, este saldo poderá se tornar uma poupança ou um investimento.

Portanto, economicamente falando, poupar seria o ato de abster-se do consumo presente na expectativa de obter um bem-estar maior no futuro. Seja este bem-estar gerado pela compra de uma casa ou pela segurança de possuir uma reserva de riqueza para emergências.

A famosa Caderneta de Poupança que os bancos oferecem, nada mais é do que um seviço para que os clientes que não consomem toda sua renda possam destiná-la a outras atividades economicas de nossa economia.

Quando uma pessoa deposita o que resta de sua renda na Poupança, o Banco pega esta poupança e a empresta para outras pessoas cobrando juros mais altos, desta forma mantém o bom funcionamento do sistema financeiro.

Por isso a pessoa que guarda seu dinheiro na Poupança recebe uma remuneração mensal de TR+0,50%, pois o Banco de forma inteligente investe este dinheiro e consegue uma remuneração superior, desta forma ganhando no spread, ou seja, na diferença entre a remuneração que recebe de seus investimentos e a remuneração que paga para os clientes que "investem" na Caderneta de Poupança.

Mas você sabe o que é investir?

2 comentários:

  1. Gostaria de divulgar um projeto. Trata-se de uma forma de poupança social:

    Alunos da USP representam Brasil em competição global:
    http://www.citizenact.com/en/blogs/terrasavingsaccount/bem-vind/shared/citizen-act

    desde ja, agradeço!

    ResponderExcluir

Digite aqui sua crítica ou sugestão.