quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Relatório Econômico Setembro - Internacional

Os dados econômicos continuam se mostrando favoráveis a recuperação pós-crise, contudo os dados misturados do último mês ainda auxiliaram no avanço das bolsas de valores em todo o mundo e aumento do otimismo.

As estimativas de perdas para a economia americana no segundo trimestre era de queda de 1% no PIB, contudo a última revisão feita pelo BEA (Escritório de Análise Econômica, na sigla em inglês) mostra uma retração de 0,7%. E apesar da aparente melhora na economia, espera-se que o desemprego continue piorando e atinja 10%. Amostra disso veio com dados de que a perda de 201 mil empregos em agosto, número revisado, piorou e avançou para 263 mil, número bem preocupante já que o quadro pessimista gerou uma expectativa de perda de apenas 170 mil empregos em setembro.

Outro número negativo veio da Zona do Euro ficou por conta das exportações, que representam grande parte da economia daquela região, que veio abaixo do esperado, caindo 0,2%.

Japão continuou apresentando alta em sua produção industrial em setembro, pelo sexto mês consecutivo, mas numa comparação com 2008 o nível se mantém cerca de 18% abaixo. Produção Industrial nos Estados Unidos continua se fortalecendo e sobe pelo terceiro mês consecutivo, ajudando na recuperação econômica.

Da mesma forma os índices das bolsas americanas avançaram razoavelmente, S&P 500 subiu 3,57% para 1057 pontos, enquanto o Índice Médio Industrial Dow Jones subiu de 9.496 pontos para 9712 pontos, 2,27%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Digite aqui sua crítica ou sugestão.